Ambiente de trabalho tóxico: como reconhecer os sinais e como lidar

Um ambiente de trabalho tóxico pode causar impactos devastadores nos colaboradores, afetando a saúde mental, comprometendo a produtividade e aumentando a rotatividade. 

Para ajudar profissionais de RH a identificar os sinais de um ambiente prejudicial e tomar ações preventivas, a Allya desenvolveu este artigo, focado em manter um clima organizacional saudável e promover o bem-estar de todos.

Quais sinais indicam um ambiente de trabalho tóxico?

Reconhecer um ambiente de trabalho tóxico é o primeiro passo para combatê-lo. Embora os sinais possam variar, alguns indicadores comuns em diversas organizações, são:

  • Microgestão: esse tipo de gestão cria um ambiente onde os funcionários se sentem constantemente vigiados e incapazes de tomar decisões independentes;
  • Comunicação ruim: quando os canais de comunicação não funcionam adequadamente, os colaboradores ficam desinformados, causando frustração e uma sensação de isolamento;
  • Alta rotatividade: um alto índice de rotatividade voluntária indica que os colaboradores que não se sentem valorizados tendem a buscar outras oportunidades.

Observar esses sinais com atenção já ajuda a identificar um ambiente de trabalho tóxico.

💡 Saiba como lidar com conflitos no trabalho!

Estratégias para lidar com um ambiente tóxico

Se você identificou os sinais mencionados em seu ambiente de trabalho, algumas estratégias podem ajudar a minimizar os impactos negativos. O setor de Recursos Humanos desempenha um papel importante para evitar um ambiente de trabalho tóxico. Veja como:

Short Friday Allya

1. Estabelecer limites

Saber quando e como dizer “não” é importante para proteger sua saúde mental. Para isso é preciso estabelecer limites claros em relação às demandas de trabalho e expectativas irreais, o que pode ajudar a manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

2. Procurar recursos externos

Um estudo publicado pela CNN Brasi em 2020, mostrou que um ambiente de trabalho tóxico pode causar estresse, ansiedade e depressão.

Terapia ou aconselhamento fora do ambiente de trabalho podem oferecer uma perspectiva neutra e estratégias de enfrentamento.

3. Construir redes de suporte

Criar laços com colegas que compartilham dos mesmos valores e preocupações pode fornecer um sistema de suporte dentro do ambiente de trabalho. Além disso, ter uma rede de apoio facilita a troca de experiências e a busca conjunta por soluções.

👉 Veja os benefícios da amizade no trabalho!

4. Promover programas de bem-estar 

Implementar programas que abordem questões financeiras, emocionais e físicas pode fazer uma grande diferença no bem-estar dos colaboradores. Para isso, o RH pode tornar mais acessíveis atividades, como ir à academia ou à terapia.

Uma forma de fazer isso é com a Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que oferece descontos em produtos e serviços, como saúde, lazer e educação, ajudando a promover um ambiente de trabalho mais saudável.

5. Criar políticas claras 

Estabelecer políticas que promovam a comunicação aberta, o respeito mútuo e a equidade é essencial. Essas políticas devem ser comunicadas claramente a todos os colaboradores e aplicadas de forma consistente.

Com essas dicas já é possível intervir e transformar um ambiente de trabalho tóxico em um lugar mais saudável para os colaboradores.

Se gostou dessas dicas, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em primeira mão novidades e mais dicas sobre o universo de RH!

Posts Recentes
Categorias
allyaserviceswp
allyaserviceswp

Deixe um comentário