Assumir o papel de pai ou mãe é uma grande responsabilidade. E uma das principais tarefas dos pais é organizar a vida e planejar o futuro de seus filhos. Afinal, é muito mais fácil construir um caminho sólido ao ter a base oferecida pela família. Pensando nisso e aproveitando o Dia dos Pais, nós da Allya compartilharemos dicas para os pais organizarem as finanças e garantirem um futuro mais seguro para seus filhos. Confira!
Dia dos Pais: como organizar as finanças e garantir um futuro para os filhos?
Neste Dia dos Pais, o setor de Recursos Humanos pode ajudar os funcionários que são ou pretendem se tornar pais a planejarem financeiramente para o futuro dos filhos.
Afinal, segundo cientistas, quando um homem se torna pai, seu cérebro passa por transformações que aumentam a empatia, atenção, visão e sensibilidade. Essas “novas” habilidades, conhecidas como soft skills, são extremamente úteis no ambiente de trabalho.
Então, veja os passos que ajudarão os trabalhadores a realizar esse planejamento de maneira mais eficiente!
1. Definir metas financeiras
Defina metas financeiras neste Dia dos Pais! Estabeleça metas claras, como pagar por um curso no exterior, faculdade, ou comprar um imóvel para o filho. Para isso, defina o prazo e escolha investimentos de longo prazo.
Por exemplo, se o objetivo é pagar a faculdade, estime o custo e calcule quanto precisa poupar mensalmente com base no tempo disponível até seu filho completar 18 anos.
💰Como economizar na educação dos seus filhos!
2. Ter um planejamento financeiro
Sem planejamento, pode ser difícil investir no futuro dos filhos ou até pagar as contas básicas. Portanto, é preciso começar a monitorar o orçamento mensal quanto antes, enquanto ainda estão vivendo apenas em casal.
Para manter o controle das finanças, registre os gastos essenciais e identifique áreas onde é possível economizar. Aproveite o Dia dos Pais para iniciar essa organização financeira!
3. Criar hábitos financeiros saudáveis
Hábitos financeiros prejudiciais, como compras impulsivas e gastar mais do que se ganha, são grandes causadores de endividamento.
Por exemplo, é possível desenvolver hábitos financeiros saudáveis que beneficiarão seus filhos ao longo da vida, como economizar utilizando os descontos.
Com o benefício corporativo da Allya, plataforma de bem-estar financeiro, é possível comprar presentes para o Dia dos Pais com mais economia, já que possui descontos em diversos serviços e produtos.
4. Ter uma reserva de emergência
Antes de construir um suporte financeiro para seus filhos, é essencial ter sua própria reserva de emergência. Se o único dinheiro reservado é a poupança dos filhos, há um grande risco de utilizá-lo em situações imprevistas.
A reserva de emergência serve para dar suporte à sua família em momentos de imprevistos. Ela deve cobrir pelo menos 6 meses do seu custo de vida, garantindo tempo para reorganização financeira em casos como a perda de emprego. Use a data do Dia dos Pais para analisar como está esse fundo de emergência.
5. Estudar Educação Financeira
Além de praticar hábitos básicos de economia, é fundamental buscar conhecimento para alcançar uma boa educação financeira e investir melhor seus recursos.
Ler livros de educação financeira é um ótimo exemplo, como a obra “Pais inteligentes enriquecem seus filhos” de Gustavo Cerbasi. Esse livro oferece insights práticos para pais que desejam garantir um futuro financeiro sólido para os filhos.
Gostou do nosso conteúdo? Quer receber mais informações no seu e-mail? Então assine nossa newsletter!